AS ONDAS DE REGÊNCIA


A VILA DE REGÊNCIA É DESTAQUE NACIONAL DEVIDO A QUALIDADE DE SUAS ONDAS

A Vila de Regência, está a 120 km da capital Vitória, localizada no município de Linhares, ao norte do estado do Espírito Santo. Situada na Reserva Biológica de Comboios, esta é uma área de preservação ambiental. A praia de Regência destaca-se pela localização do habitat natural da maior espécie de tartarugas marinhas do mundo, onde ocorre as desovas de tartarugas monitoradas pela estação de estudos e preservação de tartarugas liderada pelo Ibama e Projeto Tamar.

Por ser um estado com característica litorânea, temos em evidencia a pratica de esportes aquáticos, como: pesca, iatismo, mergulho e surf. Esses esportes estão trazendo cada vez mais praticantes fascinados pelo mar. Devido a forte relação visível com a natureza, as pessoas diretamente envolvidas por esses esportes, criam cada vez mais a consciência ambiental, empenhadas em preservar seu ambiente esportivo.

Dentre os esportes aquáticos, destaca-se o surf pela quantidade de adeptos que notamos distribuídos pelas praias. Inclusive, o surf vem ganhando força e esta sendo apontado por revistas especializadas como o segundo esporte mais praticado no mundo, seguindo em primeiro apenas o futebol.

O Espírito Santo esta acompanhando esse crescimento. Pode-se sugerir que o grande fomento, se deu pelo desenvolvimento econômico por parte da indústria de moda surfwear, pelo baixo custo dos materiais, qualidades de nossas ondas e pelo destaque de nossos atletas em nível nacional.

Regência é um dos lugares mais procurados pelos surfistas, pois é sem dúvida a melhor onda capixaba e uma das melhores do Brasil. Na boca do rio Doce, onde a água doce se mistura com água salgada do mar, quebra uma onda para a esquerda muito longa, grande e tubular em quase toda sua extensão. Condições clássicas e perfeitas para a pratica do surf. Nos dias bons a onda de Regência se mostra uma potencia mundial, comparada com Hawai, Indonésia e Peru. No meio da praia, onde a água e verde e cristalina, as ondas também são bem fortes e tubulares.

O vilarejo e preservado por um povo simples, descendentes de índios, caboclos e pescadores. Onde a foz do Rio Doce traz o sustento para as famílias, nutrindo da vida marinha com exuberância e esplendor. Devido a sua vida simples, de cultura, historias lendas e valores fortes, escolhemos Regência com a proposta de confraternização entre os surfistas e a comunidade local.

Agora, partem para o desenvolvimento, à medida que integrem ao eco turismo, conscientizando-se da preservação ambiental, valorizando ainda mais suas datas comemorativas, resgatando a banda de congo, relembrando e festejando em homenagem a Caboclo Bernardo, apoiando seus artistas, usufruindo do rio Doce e de suas praias preservadas.



Um comentário: